contato@mco.adv.br

Fale com um Advogado

Facebook

Youtube

Buscar

Advogado para startups: confira 5 vantagens de um especialista!

advogado para startups

A abertura de uma empresa é um momento que gera dúvidas sobre questões contratuais e societárias, principalmente para pequenas empresas e startups. Além disso, a competitividade, somada à incerteza sobre o mercado, envolve alguns riscos financeiros para o negócio. Nesse sentido, contratar um advogado para startups pode ser o diferencial para evitar situações desagradáveis e alavancar os resultados da empresa.

A assessoria jurídica exerce um papel fundamental na viabilização de negócios. Contudo, é preciso buscar um profissional que esteja habituado à dinâmica do ecossistema das startups, pois ele terá mais segurança para oferecer as informações necessárias para assessorar o empreendimento adequadamente.

Para atender a esse cenário, trouxemos 5 vantagens de contratar um profissional especializado para a assessoria jurídica da sua startup. Confira!

1. Entendimento do mercado e dos empreendedores

As startups funcionam como modelos de negócios inovadores em um ecossistema próprio. Por isso, para trabalhar nesse mercado, é preciso conhecer a dinâmica de funcionamento dessas empresas. Um advogado para startups é especialista e está por dentro desse ambiente e entende os problemas e as necessidades dos empreendedores.

A assessoria jurídica especializada consegue sugerir soluções que se adaptam aos seus clientes, pois identifica mais rapidamente os problemas que os cercam. Por isso, ela vai além da legislação, com a aplicação do direito aos conceitos inovadores desse modelo de negócio.

Além disso, é muito importante que o advogado conheça a dinâmica dos processos de investimentos em startups, pois muitos podem estranhar os termos contratuais e atrasar ou até gerar a recusa do investidor na demora do processo!

2. Disponibilidade e agilidade

Todos os processos de criação e alteração das startups ocorrem de forma muito rápida. Por isso, é preciso que o profissional jurídico que acompanha esse modelo seja ágil e esteja sempre disponível. Esses são dois requisitos essenciais para que o especialista consiga ser eficiente no que se propõe.

A disponibilidade e a agilidade do advogado garantem a segurança e a eficácia de sua atuação em relação às questões mais sensíveis. Assim, ele consegue mitigar os riscos com a celeridade que o negócio exige.

3. Dinamismo

Startups são empresas despojadas que precisam de um atendimento mais flexível e dinâmico. Elas precisam utilizar modelos enxutos para desenvolverem suas soluções, o que economiza tempo e recursos.

O advogado precisa flexibilizar a sua forma de atuação, e garantir que as questões essenciais para o bom desenvolvimento da empresa sejam sempre consideradas. É preciso tomar cuidado para que as relações não fiquem engessadas e percam o dinamismo.

4. Proximidade e menos formalidade no atendimento

O Direito é uma área muito conservadora e diferente das startups, que são modernas e inovadoras. Devido a essa diferença entre os dois setores, muitas dessas empresas têm dificuldade de contratar um escritório para assessorá-las.

Contudo, existem advogados que vêm inovando e buscando cada vez mais se aproximar dessas novas empresas. Eles oferecem atendimento mais próximo e informal, e demonstram conhecimentos de termos e linguagens utilizados por empreendedores inseridos nesse sistema.

5. Processo de formalização

A legislação no Brasil pode parecer bastante complexa para quem não é da área jurídica, o que gera muitas dúvidas durante o processo de abertura e formalização de empresas. Por isso, contar com uma assessoria jurídica desde o início pode evitar irregularidades durante essa etapa e garantir o cumprimento de todas as exigências legais.

Assim, o advogado garante que a formalização da empresa seja realizada corretamente, com as devidas disposições societárias, principalmente no contrato social, para viabilizar a flexibilidade dinamismo da startup.

Uma assessoria especializada está preparada para lidar com os riscos do negócio e oferecer as melhores soluções jurídicas para a viabilização do projeto. Com o suporte correto, todo o processo é realizado com respeito à legislação e prevenção das práticas ilícitas e irregulares.

Por isso, vale contratar advogado para startups que acompanhem o passo a passo do processo e auxiliem o empreendedor a lidar com todas as questões legais. Se está pensando em começar a sua startup, o MCO Advogados é a escolha ideal para seguir com você nessa jornada. Nós oferecemos diversas soluções por meio de consultoria e assessoria jurídica, sempre em busca do desenvolvimento saudável do sua startup.

Gostou das dicas? Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite a nossa página e saiba como podemos ajudá-lo!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.