contato@mco.adv.br

Fale com um Advogado

Facebook

Youtube

Buscar

DESCUBRA SE VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR

Empreendedores que lidam com empresas dos mais diversos tamanhos costumam vivenciar dúvidas e dilemas parecidos na hora de conduzir seus negócios. No entanto, o que faz com que um empreendedor persista e acabe sobrevivendo às adversidades com maiores chances de sucesso, enquanto outro fracasse e desista, é uma questão de perfil empreendedor.

Algumas habilidades e características pessoais são essenciais para quem quer empreender com maiores chances de sucesso: ambição, persistência, criatividade, habilidade para trabalhar com poucos recursos e apetite pelo risco, são apenas algumas delas. Por isso, quem não desenvolveu essas habilidades ou simplesmente não conta com essas características, muitas vezes se torna importante rever sua trajetória enquanto empreendedor e repensar suas escolhas.

Vale destacar que o fracasso ou o sucesso de um negócio não são fatores determinantes para identificar um perfil empreendedor, já que a história de inúmeros empreendedores de sucesso pressupõe uma série de fracassos anteriores. O mais relevante é o tipo de comportamento diante de situações adversas e, mais do que isso, a capacidade para contorná-las.

Se você ainda não descobriu se tem ou não um perfil empreendedor, confira algumas perguntas e dicas que podem ajudá-lo a ter mais clareza.

VOCÊ TEM AUTOCONTROLE E DISCIPLINA?

Autocontrole e disciplina são características fundamentais para quem quer empreender. Ao contrário do que muitos pensam, ambas não estão diretamente relacionadas à rigidez e organização.

Pelo contrário. Ter autocontrole e disciplina está ligado à capacidade de cada um de vencer a si mesmo.

Em uma trajetória empreendedora é preciso compreender que, mesmo que haja o planejamento, a regra é que as situações e os fatores que impactam o seu negócio mudem constantemente.

De uma hora para outra o capital se reduz, você perde um excelente funcionário ou o seu maior cliente encerra o contrato. Como empreendedor, muitas vezes, você vai sentir o “cinto apertar”. E não raras vezes, precisará lidar com dívidas, a necessidade de um financiamento ou até mesmo mexer no seu patrimônio pessoal.

Por isso, é essencial saber vencer os desafios cotidianos sem que eles se tornem grandes cicatrizes emocionais. Para isso, será necessário vencer o negativismo, a indisposição e até a vontade de desistir e seguir sempre caminhando rumo aos seus objetivos.

SUAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS ESTÃO ATRELADAS À UMA MATURIDADE EMOCIONAL?

Muitos empreendedores acreditam que apenas as competências técnicas são suficientes para se tocar um negócio. Porém, a verdade é que sem ter maturidade emocional para lidar com as adversidades e com a frustração, muitos excelentes profissionais acabam se dando mal no mundo dos negócios.

Obviamente, as competências técnicas importam. No entanto, é preciso ter uma boa dose de maturidade emocional e autocontrole para fazer com que pequenos problemas não ganhem proporções a ponto de prejudicar não apenas o empreendedor, como também a empresa.

VOCÊ SABE FAZER ESCOLHAS VISANDO O LONGO PRAZO?

Walter Mischel, autor do livro “O teste do Marshmallow” (editora Objetiva), afirma que quem tem autocontrole e resiste a gratificações imediatas, acaba fazendo melhores escolhas.

No mundo do empreendedorismo, motivados pela criatividade e pela ansiedade, muitos empreendedores acabam trocando o agora, pelo benefício que poderia vir no futuro e ser ainda maior. É justamente isso que faz com que inúmeros projetos falhem, gastos inesperados surjam e os problemas comecem.

É preciso ter uma visão global sobre a missão do seu negócio, antes de assumir certas posturas. E, para isso, é preciso muito autocontrole para fazer as escolhas certas, com objetivos de longo prazo.

NÃO QUEIRA ABRAÇAR O MUNDO

Muitas habilidades podem ser desenvolvidas durante uma trajetória como empreendedor. No entanto, o perfil acaba sendo um fator determinante. Lembre-se que os resultados, ou seja, o fracasso ou o sucesso de um negócio não servem de medida para avaliar se um perfil está diretamente ligado à forma como alguém se comporta diante das mais variadas situações.

Ter um perfil empreendedor também não significa que você precisa fazer tudo sozinho e que somente com as suas capacidades e habilidades será possível construir um negócio sólido. Contar com o apoio de profissionais de outras áreas como Contabilidade, Direito e até mentores pode ser um primeiro passo para uma vida empreendedora com mais chances de sucesso e mais felicidade.

Você se considera com perfil empreendedor? Quais as características que você considera essenciais para abrir e conduzir um bom negócio?

Sem comentários

Deixe um Comentário